Cerca de 80% dos pacientes que passam por cirurgias experimentam náuseas e vômitos no pós-operatório, um efeito colateral da anestesia, a estimulação de um único ponto de acupuntura no punho dos pacientes pode ajudar a reduzir essas reações indesejadas e debilitantes, de acordo uma nova pesquisa que acaba de ser publicada no jornal médico The Cochrane Library.
O tratamento para as náuseas e vômitos pós-operatórios e pós-anestésicos é tipicamente feito com medicamentos antináusea, contudo, essas medicações têm seus próprios efeitos colaterais, o que, juntamente com seu custo, tem levado a um crescente interesse no desenvolvimento de alternativas mais simples e não-invasivas para atenuar ou prevenir as reações.
O objetivo da pesquisa foi fazer uma revisão sistemática de toda a literatura para determinar se a estimulação do ponto de acupuntura do punho é uma opção eficaz, os pesquisadores concluíram que a estimulação do ponto do Pericárdio (CS6) no pulso previne as náuseas e vômitos decorrentes da anestesia.
A estimulação do ponto CS6 pode ocorrer por diferentes técnicas, como acupuntura/acupressão, a acupuntura é feita com a penetração de finíssimas agulhas metálicas na pele em pontos definidos. A acupressão pode ser feita de várias formas como, por exemplo, usando uma faixa ou pulseira que pressione o ponto CS6.
Mediante a estimulação do ponto de acupuntura, o sistema nervoso é ativado e avisa o cérebro para liberar certos compostos conhecidos como neurotransmissores, como serotonina, dopamina ou endorfina," explica Lixing Lao, diretor do Centro de Medicina Integrada da Universidade de Maryland (EUA), os neurotransmissores então bloqueiam os outros químicos que causam o mal-estar, as náuseas e os vômitos, neste caso, no sistema nervoso central. Desta forma o paciente não se sentirá enjoado.
Métodos diferentes de estimulação
Lixing Lao e sua colega Anna Lee analisaram 40 pesquisas anteriores sobre o assunto, envolvendo 4.858 pacientes. A maioria das pesquisas envolvia indivíduos saudáveis passando por cirurgias eletivas sob anestesia geral.
Os estudos compararam a estimulação do acuponto CS6 com placebo ou com os medicamentos tradicionais contra enjôos e vômitos pós-cirúrgicos.
As pesquisas analisaram 10 métodos diferentes de estimulação do ponto CS6, incluindo acupuntura com agulhas, estimulação a laser, estimulação nervosa transcutânea (TENS) e acupressura. Foram ainda comparadas cinco diferentes medicamentos contra as náuseas.